facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

22 de Julho de 2014, 10h:04 - A | A

POLÍTICA / FORÇA NO INTERIOR

Riva só tem a ganhar com a desistência de Jayme Campos ao Senado, afirmam analistas

Enquanto Riva tem garantidos os votos do interior do Estado, Taques terá de fortalecer seu discurso de campanha

KAROL RODRIGUES
ESPECIAL PARA O REPÓRTERMT



Os analistas políticos Onofre Ribeiro e João Edisom apontam que a desistência à reeleição por parte do senador Jayme Campos (DEM) muda todo o cenário político do Estado.

Eles relataram ao RepórterMT que, quem mais tem a ganhar com o atual quadro é o deputado estadual e candidato ao Governo pelo PSD, José Riva. 

“Jayme e Riva têm ligações históricas e teremos aí um apoio branco à candidatura do deputado. Riva foi prefeito de Juara, interior de Mato Grosso, pelo Partido Social Liberal (PSL), antigo DEM, na década de 1980 e, em tese, os 33% dos votos do DEM no interior já estão garantidos para Riva. Já para Taques, o afastamento do DEM do Senado, significa justamente a perda dos votos do interior". 

Onofre ainda destacou a postagem no Facebook feita  pelo deputado estadual Júlio Campos (DEM), que afirmou que vai junto para onde Jayme for. “Acredito, então, que nesse momento o DEM como um todo se afasta do Senado”, diz. Onofre Ribeiro diz ainda que, nesse momento, o anúncio da desistência à reeleição vem reforçar a expectativa de um segundo turno. 

Para João Edisom o cenário político ainda é incerto, mas Riva só tem ganhos com isso. "Com a desistência de Jayme, Taques terá perdas em estrutura de campanha, e ganhos no fortalecimento do discurso do ‘novo’. Enquanto isso, Riva só tem ganhos, mas ainda é muito recente, precisamos ouvir mais. Vamos acompanhar para daqui uns dias sabermos realmente como fica esse cenário", afirmou Edisom. De qualquer forma, segundo ambos, o discurso de Taques vai ter que mudar. 

Jayme Campos (DEM) era candidato à reeleição pela coligação Atitude e Coragem para Mudar, onde Pedro Taques (PDT) é o candidato ao Governo do Estado. 

O motivo da renúncia de Jayme Campos (DEM) foi a falta de respaldo e uma possível retaliação dentro da própria coligação. Jayme alegou que os candidatos não estavam pedindo voto para ele (leia AQUI). 

Jayme está na bronca com membros da coligação, especialmente com o ex-secretário de Mauro Mendes, Fábio Garcia (PSB), candidato a deputado federal. Em evento do candidato nesta segunda (21), Jayme teria sido proibido de colocar um banner de sua campanha ao Senado, o que provocou a ira do senador. 

E não é só isso. Segundo apurou o RepórterMT, o ex-secretário de Governo, Fábio Garcia (PSB), além do vereador Adevair Cabral (PDT) não estariam engajados com o nome de Jayme. "Nem santinhos tem o número do senador", revelou uma fonte. 

Segundo informações, Mendes tem apoiado o deputado federal Wellinton Fagundes (PR) ao Senado. Em troca, o parlamentar republicano abriu sua base política nas regiões Sul e Araguaia para Fábio Garcia.

O democrata também estaria descontente com a participação de Mauro Mendes e de Pedro Taques em sua campanha, já que ambos estariam dando apoio velado ao candidato do PR ao Senado, Wellinton Fagundes.  

 

Comente esta notícia

martha maria 22/07/2014

NAO VEJO VANTAGENS, NAO É POR ISSO VOU TROCAR DE GOVERNADOR, VOU VOTAR NO JAIME E NAO NO RIVA

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1