facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

22 de Agosto de 2014, 09h:06 - A | A

JUDICIÁRIO / VEJA VÍDEO VEXATÓRIO

Revista íntima é desumana e causa instabilidade dentro dos presídios, diz Juiz

A decisão de suspender as revistas íntimas partiu da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh)

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



A decisão da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) de suspender as revistas íntimas nos presídios de Mato Grosso se tornou polêmica e gerou opiniões diferentes dentro do Judiciário do Estado. O Juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidelis, defende o fim das revistas, e afirma que a ação gera instabilidade na população carcerária.

Os que são contra a suspensão das revistas, afirmam que dessa forma aumentaria o número de produtos ilícitos dentro das unidades prisionais. Com esse entendimento, o juiz Alexandre Meinberg Ceroy, da Comarca de Barra do Bugres (150 km de Cuiabá), autorizou o retorno das revistas realizadas pelos agentes carcerários.         

Segundo o magistrado, num cenário que classificou como “perfeito” e “utópico”, as revistas, nas quais atualmente os visitantes precisam se despir, ficar agachados e, em alguns casos, se submetem a exames clínicos invasivos, não seriam necessárias se o Estado disponibilizasse aos presídios aparato tecnológico para a identificação de materiais e substâncias ilícitas que, por ventura, estivessem na iminência de serem levadas às unidades. “No mundo real e não utópico, nulificar qualquer constrangimento a uma visita em estabelecimento prisional é tarefa impossível”, completou.

Tem como identificar essas pessoas e encaminhá-las a um médico legista, ele sim é apto para realizar essa revista

Já o juiz Geraldo Fidelis defende que as revistas expõem de forma vexatória as mulheres que visitam as unidades. “São mães, esposas e até filha dos presos que são submetidos a essas revistas. Tirar a peça íntima na frente de um desconhecido, abaixar e levantar repetidas vezes, é tudo muito constrangedor. A mulher se sente invadida”.

Fidelis explica ainda que o sistema penitenciário possui um setor de inteligência que consegue identificar as pessoas que são consideradas suspeitas. “Tem como identificar essas pessoas e encaminhá-las a um médico legista, ele sim é apto para realizar essa revista”. 

O juiz explicou ainda que entra nas unidades dentro das partes íntimas de uma mulher é mínima. “Não pode falar que o que entra de ilícito nas unidades prisionais entra na parte íntima das mulheres. Que entra isso todos sabem, mas isso não é responsável por tudo o que é encontrado lá dentro”, afimra Fidelis.

Geraldo Fidelis ainda apontou um vídeo na internet que mostra como a revista íntima é feita nos presídios. No vídeo, uma mulher, sem ser identificada, se despe para mostrar que não está carregando nas partes íntimas celular ou droga. 

Comente esta notícia