facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

27 de Agosto de 2014, 15h:34 - A | A

PAPO RETO / CANDIDATURA DE JOSÉ ARRUDA

Gilmar Mendes critica e diz que TSE se comporta como 'Tribunal Nazista'

DA REDAÇÃO



O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, praticamente se referiu ao Tribunal Superior Eleitoral como um 'Tribunal Nazista'. O ministro criticou nesta quarta-feira (27) a decisão que rejeitou a candidatura de José Roberto Arruda ao governo do Distrito Federal, com base na Lei da Ficha Limpa. Segundo Mendes, a mudança de jurisprudência do TSE durante o julgamento do caso, sobre o momento em que as condições de inelegibilidade são aferidas pela Justiça Eleitoral, não teve justificativa.

“Todo tribunal tem escrúpulo em mudar jurisprudência. E justifica. Quem tem responsabilidade institucional, justifica. Estou mudando por causa disso. E não faz de conta que, ontem eu estava votando assim, e hoje é assado. Isso é brincadeira de menino. Agora, para esse caso eu voto assim. A gente não cria jurisprudência ad hoc [para o caso específico]. Quem faz isso é tribunal nazista”, disse.

Na sessão de ontem (26), Mendes proferiu o único voto a favor da concessão do registro de candidatura de Arruda. No entendimento do ministro, as condições de elegibilidade são aferidas no momento da apresentação do registro, conforme a jurisprudência do TSE antes do julgamento de ontem. Segundo o ministro, a regra serve para evitar casuímos políticos e a manipulação da pauta de julgamento para condenar políticos. Com Agência Brasil

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia