facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

06 de Maio de 2024, 18h:30 - A | A

POLÍCIA / APÓS FUGAS

Sesp transfere 318 presos do Capão Grande para nova unidade em Cuiabá; vídeo

Participaram da ação a Polícia Penal, Polícia Militar e Ciopaer.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) realizou a transferência de 318 detentos do Centro de Ressocialização de Várzea Grande, o Capão Grande, para uma nova unidade prisional, ainda sem nome definido, próximo à Penitenciária Central do Estado (PCE). A operação foi conduzida pela Polícia Penal com o suporte da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) na noite desse domingo (05).

Nesse mesmo dia, oito presos conseguiram escapar da unidade durante a madrugada por um buraco cavado em uma das celas. Cinco deles foram recapturados e outros três são procurados.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o secretário César Roveri, a penitenciária do Capão Grande é antiga e não tinha mais condições para abrigar os presos e os servidores do sistema prisional.

“O motivo dessa transferência é que é uma unidade muito antiga, não oferecia condições de trabalho, não oferecia condições de ressocialização dos reeducandos e estava com um problema realmente na estrutura física”, explicou Roveri em entrevista nesta segunda-feira (06).

Segundo o secretário, a área será completamente reestruturada para que no futuro volte funcionar. A ideia é reforçar a segurança e modernizar a unidade.

LEIA MAIS - Três presos conseguem fugir do Capão Grande por buraco em cela

“Vamos aproveitar esse terreno, vamos construir uma nova muralha, vamos construir um novo raio para 432 vagas dentro desse novo sistema moderno com monitoramento de segurança, com trancas automáticas, enfim, dando a melhor qualidade de trabalho para os nossos servidores e a melhor condição para que o preso possa cumprir sua pena”, disse, ressaltando que ainda não é possível dar um prazo para a conclusão do projeto.

Conforme Roveri, três dos presos que fugiram deles foram capturados do lado de fora do muro da unidade e dois foram encontrados dentro da unidade, mas fora das celas.

Três detentos seguem foragidos. Eles foram identificados como: Alexandre Pacheco, de 27 anos; Ezequias Narciso Silva, de 41 anos; e Everton Venancio do Nascimento, de 22 anos.

Roveri garantiu que as forças de segurança continuam trabalhando para encontrar os fugitivos.

“Nós estamos intensificando as buscas. Temos equipes que estão na busca desses reeducandos para que eles possam reintegrar o sistema e que cumpram suas penas”, disse.

 

Comente esta notícia