facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

23 de Outubro de 2014, 13h:15 - A | A

POLÍTICA / ORÇAMENTO 2015

Taques visita Assembleia e presidente diz que vai atender pedido para alterar LOA e na LDO

Tanto a LOA quanto a LDO foram retiradas da pauta de votação da Assembleia , para que a equipe técnica de Taques pudesse inserir alguns projetos que foram compromissos de campanha do governador eleito.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Na primeira visita de cortesia do governador eleito Pedro Taques (PDT) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizada na manhã desta quinta-feira (23),   ficou claro por parte do presidente em exercício da Casa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que as alterações solicitadas pelo próximo chefe do Executivo do Estado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) serão atendidas sem ressalvas pelo Legislativo.

“A Assembleia vai com certeza receber todos os seus pedidos, todos seus projetos para já antes da sua posse, analisarmos aquilo que for necessário votar, para ele já iniciar seu mandato com orçamento que ele vai redesenhar, mas principalmente com apoio da Casa, no sentido de fazer as mudanças que ele pretende”, declarou Romoaldo.

"Nós temos que ter um comprometimento de aprovar o orçamento conforme a equipe de transição redesenhar, para ele poder trabalhar tranquilidade"

Tanto a LOA quanto a LDO foram retiradas da pauta de votação da Assembleia , para que a equipe técnica de Taques pudesse inserir alguns projetos que foram compromissos de campanha do governador eleito.

À imprensa, Taques não revelou quais seriam as mudanças solicitadas à Assembleia, alegando que a questão ainda estaria sendo estudada, mas em entrevistas anteriores já adiantou que uma das alterações seria incluir já no orçamento de 2015 a construção do Hospital Estadual prometido por ele em Cuiabá.

“Nós começamos a análise ontem e eu não posso revelar isso agora porque eu não tenho a construção disso como certo. (...) Agora, temos que entender que ano que vem os indicadores macroeconômicos internacionais revelam que Mato Grosso não terá um ano maravilhoso e esse entendimento tem que ser refletido nos entendimentos orçamentários, que não podem ser uma peça de ficção. Esses projetos têm que se adaptar na maneira do possível à realidade. Essa é minha posição como governador eleito”, argumentou Taques.

Durante a visita, Taques ainda pontuou que irá respeitar a independência da Assembleia Legislativa e frisou que cada deputado deve votar como entender à sua proposta.

O presidente da Casa destacou que é possível fazer todas as alterações até o fim deste ano e repreendeu a apresentação e emendas por parte dos demais parlamentares.

“Eu pretendo  encerrar o ano legislativo no dia 22 de dezembro e acredito que vamos trabalhar junto com a equipe de transição no sentido de adequar orçamento e trabalhar com os deputados para não apresentarem emendas. Não adianta também fazer lá um esforço concentrado da equipe de transição e aqui os deputados emendarem o orçamento. Nós temos que ter um comprometimento de aprovar o orçamento conforme  a equipe de transição redesenhar, para ele poder trabalhar tranquilidade”, defendeu Romoaldo. 

As mudanças na LOA e na LDO estão sendo estudadas pela equipe de transição do governador eleito, quando concluídas serão apresentadas por Taques ao governador Silval Barbosa (PMDB) e aos deputados que em seguida votarão as propostas.

Comente esta notícia