facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

21 de Janeiro de 2016, 09h:48 - A | A

GERAL / SHOPPING DE VG

Crea afirma que rachaduras em estacionamento e calçada não comprometem estrutura e descarta desabamento

Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando várias rachaduras levantou a polêmica dobre a segurança da estrutura, mas engenheiros avaliam como normal.

DA REDAÇÃO



A Prefeitura de Várzea Grande emitiu nota na noite desta quarta-feira (20) informando que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e a Defesa Civil de Mato Grosso realizaram uma vistoria técnica nas instalações do Várzea Grande Shopping, após um pedido da Secretaria de Defesa Social do município e constatou que a estrutura não corre o risco de desabar, devido às rachaduras mostradas em vídeo que circula nas redes sociais.

A gravação expõe que além da escadaria e calçada do prédio, parte do asfalto também está cedendo nas imediações do shopping, que foi inaugurado em outubro do ano passado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o presidente do Crea-MT, Juarez Silveira Samaniego, as ‘juntas de dilatação’ das estruturas, descritas como buracos no estacionamento do shopping, fazem parte do modelo construtivo de um empreendimento desta dimensão, podendo ser cobertas devido a questões estéticas. Quanto à parte externa, que contempla parte da rua e calçada do entorno do shopping, o presidente acredita que o movimento do solo ou que mesmo o peso causado pelo fluxo de veículos de grande porte podem ter gerado o apensamento que está visível na região.

“Não constatei nenhuma avaria no prédio ou em sua estrutura. Não há risco nenhum. O único problema visível é na calçada, que deve ser refeita. Essa é uma intervenção muito simples, que não compromete de forma alguma a operação e perfeito funcionamento do shopping”, explicou Juarez.

“Não constatei nenhuma avaria no prédio ou em sua estrutura. Não há risco nenhum. O único problema visível é na calçada, que deve ser refeita. Essa é uma intervenção muito simples, que não compromete de forma alguma a operação e perfeito funcionamento do shopping. Vamos emitir o parecer técnico com essas informações para encaminhá-lo à Defesa Civil”, explicou Juares.

Já o engenheiro calculista e consultor técnico Paulo Pozzobon afirmou que os técnicos dos dois órgãos tomaram conhecimento de forma detalhada de tudo o que foi declarado por ele na nota emitida na terça-feira (19). “Além de serem necessárias, as juntas de dilatação estão funcionando corretamente. O solo da fundaçãos onde está o shopping é de excelente qualidade e tão resistente que precisou de equipamentos pesados especiais para ser escavado. As fundações do shopping estão muito bem consolidadas, sem risco algum”, confirma o engenheiro.

O engenheiro civil especialista na área de Geotecnia, Ilço Ribeiro Junior, foi um dos técnicos que acompanhou o trabalho da Defesa Civil. O profissional constatou que existem patologias iniciais causadas por pata de transportes ou por saturação do talude por má compactação do solo no local. “A ideia é que o shopping continue o processo de investigação, diagnostique, apresente uma proposta de correção e inicie o trabalho de correção. Mas essa ocorrência não tem relação nenhuma com a estrutura do empreendimento”, reitera Ilço.

O engenheiro responsável pela obra do shopping, Cístenes Fonseca, afirma que as correções das calçadas serão iniciadas imediatamente.

VEJA VÍDEO

Comente esta notícia