facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
18 de Maio de 2024

03 de Maio de 2024, 19h:30 - A | A

GERAL / CATÁSTROFE NO SUL

Chuva causa 39 mortes no RS, alaga Porto Alegre e avança para SC

Um portão do rio Guaíba rompeu na manhã desta sexta (3).

DO UOL



As fortes chuvas que causaram estragos no Rio Grande do Sul nos últimos dias chegaram aos municípios de Santa Catarina. O governo federal adiou o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), que seria realizado no próximo domingo (5).

Um portão do rio Guaíba rompeu na manhã desta sexta (3). A água invadiu a rodoviária de Porto Alegre e os CTs do Internacional e do Grêmio, além de ruas do centro histórico. Porto Alegre tem 29 pontos totalmente bloqueados pelas enchentes até por volta das 18h30.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A recomendação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, à tarde, foi de "evacuação imediata" de parte do centro histórico da capital. Caso o nível do Guaíba ultrapasse seis  metros, a região inundaria rapidamente, informou o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Às 18h desta sexta-feira, o nível estava em 4,69 m.

"Temos um grande dique, o Arroio Feijó, e ele começou a vazar água agora", disse o prefeito Sebastião Melo (MDB), citando que "12 vilas populares" podiam ser prejudicadas. O emedebista saiu da coletiva às pressas após dar a informação a jornalistas. Mais tarde, em entrevista à RBS Notícias, ele recuou e negou o rompimento do dique.

40 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas nos dois estados do Sul, segundo as respectivas Defesa Civil. Do total, 39 óbitos ocorreram no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina. Ao todo, 265 dos 497 municípios gaúchos — ou seja, 53% deles — foram afetados pelas fortes chuvas que se estenderam desde o início da semana. Leia a matéria completa em UOL.

 

Comente esta notícia